
Telefonia & Interfonia
Soluções corporativas de telefonia, instalação e distribuição de ramais via rede VOIP.
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PABX analógico, híbrido ou IP: qual escolher?
A principal função das centrais telefônicas é interligar ramais e linhas, sejam analógicos digitais e/ou IPs. Assim, pode-se encontrar no mercado três tipos disponíveis de centrais telefônicas: uma totalmente analógica, para linhas convencionais, outra voltada para a tecnologia IP – que utiliza a conexão de internet para chamadas – e outra híbrida que integra as diferentes tecnologias.
Vamos as características de cada um:
PABX analógico
O PABX analógico é a opção mais básica e de menor custo, sendo ideal para empresas de pequeno e médio porte que desejam profissionalizar sua comunicação. Suas principais funções são:
Seleção automática de linhas – na hora da ligação a central verifica o melhor plano que o cliente tem em cada linha, gerando mais economia;
Ramal econômico – programa um limite de tempo para cada ligação, como por exemplo o telefone de um colaborador pode ser programado para fazer chamadas de no máximo cinco minutos e quando passar do tempo a ligação cairá;
-Controle das chamadas telefônicas internas e externas;
-Chamada em espera;
-Possibilidade de inserir um menu para encaminhar o atendimento (Atendimento Automático Digital por uma DISA – URA);
-Possibilidade de programar um ramal para realizar o desvio externo;
-Conexão com porteiros eletrônicos;
-Possibilidade de integrar a um software de tarifação para realizar o controle de chamadas (Controller);
-Transferência de chamadas;
-Identificador de chamadas;
-Reuniões por telefone (chamada em conferência);
-Bloqueio no recebimento de chamadas a cobrar.
PABX híbrido
O PABX híbrido contempla todas as funções do analógico mas integra as tecnologias analógica, digital e IP. Assim, a empresa pode escolher em que momento usar a mais adequada às suas demandas. Veja mais algumas funcionalidades deste tipo de aparelho:
Seleção automática de linhas – na hora da ligação a central verifica o melhor plano que o cliente tem em cada linha, gerando mais economia;
Ramal econômico – programa um limite de tempo para cada ligação, como por exemplo o telefone de um colaborador pode ser programado para fazer chamadas de no máximo cinco minutos e quando passar do tempo a ligação cairá;
-Terminais com tecnologia digital;
-Maior capacidade de ramais;
-Consulta de portabilidade para números celular – sua ligação sempre sairá pela operadora que possibilidade mais economia;
-Estrutura flexível – a capacidade da central se molda de acordo com a necessidade da empresa;
-Realização de chamadas com tecnologia IP;
-Facilidade na configuração do sistema;
-Possibilidade de interligação com outros PABX;
-Possibilidade de interligação com computadores, que podem ser mais ramais;
-Interligação entre matriz e filial através da tecnologia VoIP;
-Possibilidade de programar um ramal para realizar o desvio externo;
-Conexão com porteiros eletrônicos;
-Possibilidade de inserir vários menus e submenus para encaminhar para diferentes áreas de atendimento (Atendimento Automático Digital por mais de uma DISA – URA).
PABX IP
O PABX IP se assemelha bastante ao híbrido mas funciona de forma independente dos aparelhos e linhas telefônicas tradicionais (pode ser integrado). Ele utiliza a conexão de internet para garantir o tráfego de voz por meio de uma rede IP. Se com um equipamento analógico sua empresa terá benefícios como controle e transferência de chamadas, chamada em espera, conexão com ramais sem fio, identificador de chamadas, reuniões por telefone e bloqueio no recebimento de ligações a cobrar, com uma central telefônica IP há ainda mais ganhos:
Economia – os custos são muito menores do que as ligações feitas de forma analógica. Locais, interurbanas ou até mesmo internacionais, não importa a distância, o que será consumido é o pacote de dados contratado junto à operadora de telefonia IP, e em ligações entre filiais interligadas via rede, não haverá custos. Além disso, a central seleciona a melhor linha (operadora ou plano) para cada tipo de chamada, escolhendo a opção mais em conta para economizar no final do mês.
Gerenciamento de ramais – a central permite o gerenciamento dos gastos individuais de cada ramal da empresa e possibilita limitar os tipos de ligações que o ramal pode fazer.
Aproveita a infraestrutura – por utilizar a mesma estrutura de cabeamento da internet, as empresas economizam nos projetos e instalações de telefonia. E algumas centrais IP, se integradas a um terminal IP, podem receber a internet via porta LAN e prover internet para outros equipamentos, como por exemplo um computador, através da porta WAN.
Portabilidade – ao utilizar uma placa GSM à central, o usuário pode fazer ligações de um ramal para celular escolhendo a melhor operadora (já contratada e configurada na central) com custo reduzido ou até sem tarifação.
Qualidade nas chamadas – com estabilidade na conexão, um telefone IP com HD voice opera com voz em alta definição, proporcionando conversas mais claras do que as feitas pelo telefone comum.
Ramais móveis – por meio de um aplicativo instalado no celular, o aparelho se torna um ramal móvel da central telefônica IP. Com a facilidade, é possível redirecionar a chamada do seu ramal para o smartphone e trabalhar fora da empresa com os mesmos benefícios da telefonia via internet.
O aparelho possibilita que as ligações sejam feitas por um software instalado nos computadores da empresa. Para poder ter a qualidade necessária para chamadas empresariais, é válido ter conta em uma operadora VoIP e instalar softphones, garantindo o suporte de áudio necessário para realizar as funções.